noticia-47094Pela manhã de hoje, na rotina de circular conteúdos nas redes sociais, nem sempre bons, mas a que mais me chamou a atenção é o fato de hoje ser comemorado o dia do homem. Questionei alguns amigos sobre esse dia, se era verdade, sendo, qual o motivo? não souberam me dizer o motivo, outros nem se quer acreditaram. Mas eu quis saber, se era um dia com peso histórico, ou um dia marcado para auto afirmação masculina?


Pesquisar não é? Então, para quebrar um pouco minha “presunção”, hoje sim é o dia do HOMEM, celebrado por diversas nações no dia 19 de novembro, mas o Brasil adotou a data 15 de julho. Esse dia foi proposto a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, pelo médico Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, tendo em vista exatamente pôr em destaque a saúde do gênero masculino à comunidade internacional. A preocupação com a saúde do homem não é recente, o dia é voltado para chamar a atenção da sociedade para doenças que acometem mais a comunidade masculina, a título de informação, o câncer de próstata, doenças relacionadas ao tabaco e ao consumo de álcool, são colocadas em questão, oportunamente neste dia.

Tendo como foco também o dia do homem, igualdade entre gênero masculino e feminino.
O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, tanto por condutas machistas quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.
Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos, etc.

Sendo assim caríssimos, o dia de hoje é voltado para o auto cuidado, para a reflexão e debate saudável, em busca da construção de uma sociedade harmônica. Dúvidas tiradas, ao menos pra mim, espero que os demais que tinham dúvidas também as tenham esclarecido, quanto aos que contestavam a veracidade desse dia, espero que estejam satisfeito com a singela explicação. Parabéns aos homens, especialmente aos que dividem o espaço com as mulheres não se sentindo inferiorizados ou superiores e sim iguais, dentro é claro das diferenças naturais, por favor cuidem de sua saúde, não é interessante a ninguém o mundo ser composto apenas por um gênero. Homens e homens, parabéns!

Luiza Helena

Fonte: Inforondônia

Comentários... Comente via Facebook: