Temos aquela velha mania de acreditar que sabemos de tudo, ou quase tudo pelo menos. É evidente que a ciência e a tecnologia avançam de forma frenética, fazendo inúmeras descobertas ao longo do tempo, mas é fato que ainda há muito para ser desvendado. Apenas para que você tenha ideia, não descobrimos nem mesmo todos os povos do mundo.

Sim, ainda existem inúmeras tribos pelo Brasil e pelo mundo que vivem em situação de completo isolamento. Algumas já são conhecidas por antropólogos, mas ainda não puderam ser localizadas. Outras foram encontradas por acidente e após o contato com a modernidade, decidiram adotar isso em seu cotidiano. Pensando em casos do tipo, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 tribos que evitaram o contato com o mundo moderno. Dá uma olhada!

1 – Surmas

Embora sejam bastante conhecidos pelos ocidentais por seus enormes alargadores labiais, a tribo Surma, da Etiópia, buscou evitar ao máximo o contato ocidental. Eles nunca foram favoráveis a qualquer tipo de governo. Por séculos, permaneceram vivendo em grupos e se sustentando com suas atividades agropecuárias. Isso enquanto intensas guerras civis aconteciam ao redor.

Foi apenas em 1980 que tiveram contato pela primeira vez com povos estrangeiros. Foi quando médicos russos fizeram uma visita para examiná-los e conhecer um pouco mais de sua cultura. Atualmente, um dos únicos artigos modernos que usam é o fuzil AK-47, para protegerem seus animais de quaisquer ameaças.

2 – Tribo peruana descoberta por turistas

Um grupo de turismo levou um breve susto ao se deparar com uma tribo completamente desconhecida pelas selvas peruanas. Segundo os turistas, a tribo pareceu bastante curiosa com os estranhos visitantes e tentaram fazer algum tipo de contato. No entanto, como não conheciam nem inglês e nem espanhol, acabaram desistindo e seguiram seu caminho.

O acontecimento foi registrado em vídeo pelos turistas. Assim que as autoridades analisaram as imagens, concluíram que aquele era um dos únicos grupos ainda desconhecidos pelos antropólogos. Sabiam de sua existência, mas nunca conseguiram localizá-los ao certo. Já os turistas, conseguiram o feito sem nem mesmo haver uma tentativa para isso.

3 – Jackson White

Durante os anos de 1700, colonizadores europeus lutavam para conseguirem colonizar a Costa Leste da América do Norte. Naquele período, todas as tribos que viviam entre o Oceano Atlântico e o Rio Mississípi foram catalogadas. Ou nem todas elas…

Durante a década de 1790, uma tribo desconhecida de nativos americanos saiu da floresta, localizada a apenas 56 quilômetros de distância de Nova York. Parece não ser nada demais, no entanto, basta pensar que eles permaneceram escondidos enquanto aconteciam intensas guerras praticamente em seu quintal.

4 – Tribos brasileiras

Afim de manter um controle populacional do país, é normal que o governo tente encontrar algumas tribos amazônicas que ainda vivem em isolamento. Apenas para que você tenha ideia, no ano de 2011 aconteceu algo surpreendente. Imagens registradas por um satélite continham algumas manchas não identificadas. Depois de análises, foi descoberto que se tratavam de pessoas. Era realmente uma tribo que vivia em um local que antes era considerado inabitável.

5 – Ruc Vietnamitas

A Guerra no Vietnã levou tragédia ao país. Os bombardeios foram capazes de revelar tribos que viviam em regiões completamente isoladas e longe do mundo moderno. Após um bombardeio específico, os soldados vietnamitas levaram um choque ao ver uma tribo completa saindo de uma floresta. E aquele seria o primeiro contato com a tribo Ruc. Após o acontecido, eles preferiram continuar em contato com o mundo moderno ao invés de retornar às suas tradicionais casas.

6 – Pintupi Nine

No ano de 1948, próximo a um assentamento na Austrália Ocidental, um grupo de aborígenes foi encontrado de forma completamente acidental. Após o contato com pessoas da civilização, eles fugiram assustados e não foram mais localizados. Mais tarde, iniciou-se uma busca por eles, até que conseguiram novamente entrar em contato.

Com a ajuda de pessoas que conheciam sua língua nativa, foi possível manter um vínculo mais forte, e a maior parte dos membros da tribo optou por ficar na sociedade moderna. Enquanto isso, poucos resolveram voltar a viver em meio a floresta.

7 – Tribo da Nova Guiné

É provável que em algum lugar de Nova Guiné, ainda existam tribos, línguas e culturas completamente desconhecidas para o mundo moderno. Por lá ainda há um terreno inexplorado, visto que são conhecidas algumas tribos canibais na região. Ao passar do tempo, algumas tribos que viviam em completo isolamento já foram descobertas. Expedições são realizadas sazonalmente para buscarem novos indivíduos, no entanto, algumas acabam voltando sem respostas, ou desaparecendo misteriosamente.

No ano de 1961, um rapaz chamado Michael Rockefeller, americano e herdeiro de uma enorme fortuna, se juntou a um grupo para realizarem uma expedição em busca de novas tribos. Entretanto, ele acabou se perdendo (ou foi separado) de seu grupo. A hipótese é de que ele tenha sido capturado e devorado por canibais.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem alguma outra tribo que já evitou o contato moderno por muito tempo? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Via   Listverse

 

Comentários... Comente via Facebook: